domingo, 8 de maio de 2011


Hécate das Encruzilhadas


"Hécate na Encruzilhada de um Mercado Grego:"
Hécate é a Deusa das encruzilhadas, onde lhe eram dedicadas oferendas e sacrificios : cordeiros negros, bodes negros, cães negros ou gatos negros eram-lhe oferendados no decurso de rituais de adoraçao, ou de feitiçarias.
Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os magos e bruxas da Antiga Grécia faziam-lhe oferendas nas encruzilhadas no final de cada Lua Nova, quando, segundo suas lendas, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas aos viajantes que passavam pelas encruzilhadas.
O aspecto tríplice de Hécate tornou-a especialmente presente nas encruzilhadas, ou seja, na convergência de três caminhos. Nesses locais, os gregos podiam encontrar-se facilmente com Hécate, razão pela qual os consideravam sagrados e erigiam com frequêncianesses locais, as estátuas tricéfalas chamadas Hecatéias.


"Hecatéias:"
.


Também deixavam nas encruzilhadas, as oferendas do seu alimento ritual, durante seus festivais especiais, as "Ceias de Hécate".Como uma "Deusa Feiticeira", Hécate preside às encruzilhadas, que são lugares preferidos da magia. Ali se ergue sua estátua, na forma de uma mulher com três corpos ou três cabeças. Essas estátuas eram abundantes nos campos da antiguidade e junto delas colocavam-se oferendas; alimentos, sacrifícios, flores...
Hécate foi associada as encruzilhadas pois elas são um cruzamento de caminhos, e Hécate é a "Senhora dos Caminhos",e por uma encruzilhada simbolizar a natureza tripla de Hécate, que é Donzela, Mãe e Anciã, que rege o Passado, o Presente e o Futuro, comanda a Vida, a Morte e o Renascimento, Reina no Submundo, na Terra e no Olimpo...
Porém, há mistérios mais profundos: A tradição conta que depois de cruzar o Stix (Co
ruja do Inferno), a alma deveria se encontar num lugar onde 3 estradas se encontram para ser julgada pelos 3 Juízes do Hades, que são Radamanto, Éaco e Minos. Uma estrada conduzia aos Campos Elísios, onde as almas bem-aventuradas e dos grandes heróis iam.
Outra estrada conduzia para as Campinas de Ásfodelo, para os que tiveram uma vida inocente mas não tão ordinária.
E a última conduzia ao Tártaro, para onde iam as almas que traíram ou enfureceram os Deuses, os grandes criminosos, e os Titãs vencidos pelos Olimpianos.
Após o julgamento, Hécate é quem conduz a alma até o local para onde foi designada.
Sendo ela a Deusa da Morte, da Vida e do Renascimento, e Guia das almas dos mortos.Por isso as encruzilhadas são locais poderosos para a magia, pois simbolizam o encontro dos mundos. E São consideradas locais sagrados em várias culturas e religiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário