sábado, 7 de maio de 2011



*Hécate*








Hécate era uma Divindade noturna da vida e da morte. Era chamada de "A Mais Amável", "Rainha do Mundo dos Espíritos" e "Deusa da Bruxaria".É a mais antiga forma grega da Deusa Tríplice; Donzela, Mãe e Anciã, que controlava o Paraíso (Céu), a Terra, e o Submundo (Inferno).
É uma Deusa Grega de três faces, Deusa da Lua Minguante, Guardiã das Encruzilhadas, Senhora dos Mortos e Rainha da Noite. Ela era homenageada com procissões em que se carregavam tochas e oferendas para as conhecidas "Ceias de Hécate".
É conhecida como uma Deusa "negra" por seu poder de afastar os espíritos maléficos, encaminhar as almas e usar sua magia para a regeneração. Invocava-se a sua ajuda em seu dia (13 de Agosto) para afastar as tempestades que poderiam prejudicar as colheitas.
Especialmente para os trácios, Hécate era a Deusa da Lua, das horas de escuridão e do submundo. Parteiras eram ligadas a ela. Era conhecida entre as Amazonas como a Deusa da Lua Nova, uma das três faces da Lua e regente do Submundo.
A lenda não é clara quanto à sua origem; alguns mitos dizem que Hécate era filha dos titãs Tártaros e Noite (Nix); outras versões dizem ser de Perseus e Astéria (Noite-Estrelada), ou de Zeus e Hera. Sabemos que seu culto não se originou na Grécia. Lendas de Hécate eram
contadas por todo o Mediterrâneo.
No início, Hécate não era uma Deusa ruim. Após a queda do matriarcado, os gregos a cultuavam como uma das rainhas do Submundo e governante da encruzilhada de três caminhos.Um de seus animais sagrados era a rã, um símbolo da concep
ção. Era chamada de A Deusa das Transformações, pois regia várias passagens da vida, e podia alterar formas e idades. Outro animal sagrado era o cão.
Hécate era considerada como o terceiro aspecto da Lua, a Megera ou a Anciã (Portadora da Sabedoria). Os gregos chamavam-na de A Megera dos Mortos. Aliada de Zeus, ela era acompanhada por uma matilha de lobos.
Como aspecto da deusa Amazona, a carruagem de Hécate era puxada por dragões. Outros de seus símbolos eram a chave e o caldeirão. As mulheres que a cultuavam normalmente tingiam as palmas de suas mãos e as solas dos pés com hena.






Seus festivais aconteciam durante a noite, à luz de tochas. Anualmente, na ilha de Aegina no golfo Sarônico, acontecia um misterioso festival em sua honra.Essa era uma Deusa caçadora que sabia de seu papel no reino dos espíritos; todas as forças secretas da Natureza estavam sob o seu controle. Os gregos e trácios diziam que ela controlava o nascimento, a vida e a morte.
Hécate era considerada a patrona das sacerdotisas, Deusa das feit
iceiras. Estava associada à cura, profecias, visões, magia, Lua Minguante, encantamentos, vingança, livrar-se do mal, riqueza, vitória, sabedoria, transformação, purificação, escolhas, renovação e regeneração.
Como Senhora da Caçada Selvagem e da feitiçaria, Hécate era a princípio uma divindade das mulheres, tanto para cultuar como para pedir auxílio, e também para temer caso alguém não estivesse com sua vida espiritual em ordem.
Hécate no Egito (Hekat), era uma divindade simbolizada por uma mulher com cabeça de rã, é uma Deusa primordial. Aquela que surgiu no início dos tempos, na criação, e que fez parte dessa mesma criação. É a senhora dos pântanos, dos lagos, da gestação (da lama primordial; união da terra e da água), e por isso das águas uterinas.
Ela era a Deusa do Nascimento, da Morte e da Ressurreição, a "Parteira dos Deuses".
Essa Deusa primordial criativa, parece ter ajudado Osíris a se levantar dos
mortos, precedendo o papel adotado por Ísis. Além disso, seu símbolo, a Rã, foi mais tarde adotado pelos cristãos para representar a ressurreição de Jesus Cristo. Foram encontradas em numerosas luminárias cerâmicas com a inscrição: "Eu sou a Ressurreição".
O Egiptólogo famoso, Wallis Budge (1857-1934) explica que dentre os ritos fúnebres egípcios, o amuleto de Sapo, juntamente com o Escaravalho, era colocado sobre a múmia, para mostrar o poder de ressurreição de Hekat sobre o mesmo. A rã é uma figura representativa de fertilidade e abundância, encontrada não só na mitologia egípcia, mas amplamente em muitas outras.
Ela é a grande parteira, a que dá à luz e abençoa a gestação. Simultaneamente, tal como a rã, representa também a terra, o útero e sepultura de todos os seres.
Assim, é a senhora das passagens (encruzilhadas), a que traz a vida, a morte, as transformações. A curandeira, a que, tal como a água e a terra regenera, cura, e transmuta a vida em morte e a morte em vida.
Ela é a senhora da Magia, a grande sábia, que vê além do visível, é, por isso, e uma vez mais ligado ao elemento água, a senhora dos sonhos, do subconsciente e das emoções profundas. No entanto, ela é clarividente, ela vê simultaneamente o visível e o invisível, e é d
esta supra percepção que ela concede a sua bênção, muitas vezes da forma menos e evidente, mas com sentido mais profundo. Hécate, como é chamada mais tarde na Samo-Trácia, torna-se nesta zona uma grande deusa, com todas as características anteriormente referidas exceto a cabeça de rã. Aqui, ela é simbolizada pela Lua, a Terra e a noite primordial onde tudo tem origem e a onde tudo regressa. Esta noite primordial é muitas vezes mencionada em várias tradições de meditação, que se referem ao ser humano e à existência como a noite por onde passam planetas, astros, noites e dias, mas que se mantém a íntegra essência, para além e na origem de todas as coisas.
Na Grécia, Hécate é a Deusa- Tripla Lunar, incorporando as
características de Virgem (quarto crescente), Mãe (Lua Cheia) e Anciã (minguante). Surge assim associada a Artémis (quarto crescente, a caçadora, a que alivia as dores, a justiceira, a parteira), Selene (a Lua cheia, a Mãe, a que dá à luz, nutre e cuida).
Hécate é a "Senhora das Encruzilhadas". Ela tem três reinos: os céus, a terra e o mar, e reina também no Submundo (sua morada).
É frequentemente representada com uma reluzente cabeleira de estrelas, com a Lua ornando-lhe a fronte, ou com a capa negra da noite.
É
por vezes representada pela figu
ra da velha caminhante, disfarçada na figura da mendiga que percorre caminhos (peregrina). Surge também representada com três cabeças e três pares de braços, cada cabeça olhando numa direção diferente, segurando nos braços três tochas, uma chave, uma corda e um punhal. Representando a clarividência, a que ilumina e observa em todas as direções, a que abre e atravessa todas as portas, o cordão umbilical, a parteira, mãe, e senhora da ressurreição e regeneração, e a faca, o poder ritual, a capacidade de pôr fim, de ver para além das ilusões.
Na mitologia grega, Hécate é filha dos Titâs Perses (Deus da Destruição) e Astéria (Deusa Estelar da Noite).
Hécate em grego significa "A Distante", pois ela é distante dos outros Deuses por ser a Deusa mais próxima de nós, seres humanos.
S
e acreditava que, nas noites de Lua Nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que passavam pelas encruzilhadas.
Ela enviava aos humanos os terrores noturnos, os pesadelos e as apariçõ
es de fantasmas e espectros.
Era associada a Ártêmis, que representava a Lua e o esplendor da noite. Também era associada à deusa Perséfone, a rainha dos Infernos, lugar onde Hécate vivia.
Hécate era uma Deusa da terra e do mar, do céu e da noite, da Lua, do Paraíso e do Submundo.
Os pescadores e marinheiros consideravam-na sua Deusa titular, e pediam-lhe proteção, e para que ela lhes assegurasse boas travessias e boa pesca.
Dada a sua relação com a Magia e o Oculto, os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final d
e cada lua nova.
Hécate se uniu primeiramente com Fórcis(divindade menor do mar), e foi mãe da bela Ninfa Cila(que foi mais tarde transformada em monstro por sua irmã Circe).
Depois ela se uniu a Hélio (Deus do Sol) e deu à luz a bruxa Circe.
Seus animais eram os cães, lobos e ovelhas negras, e sua
s três faces representam a Virgem a Mãe e a Senhora.
Hécate transmite o poder de olhar para as três direções(passado, presente e futuro) ao mesmo tempo.Nos mitos, Hécate participou da Titanomaquia (Guerra entre os Deuses Olímpicos e os Titãs) ao lado de Zeus. Ajudou Deméter a procurar sua filha Perséfone quando esta foi raptada por Hades, guiando-a pela noite com suas tochas acesas. E combateu Hércules quando ele tentou enfrentar Cérbero, seu cão de companhia no mundo subterrâneo.
Hécate descende da geração de Urano, Gaia e Pontos, tornando-se
uma deusa do Céu, da Terra e do Mar. Mas também aparece como filha de Nix, deusa da Noite escura.
Já acreditaram que Hécate fora outrora uma das Erínias, pois seus símbolos são idênticos (tochas, serpentes, sombras...). Também já a citaram como uma das Moiras, os seres que determinavam o destino tanto dos humanos, quanto dos Deuses.
As Moiras teciam, mediam e cortavam o foi da vida dos mortais, e tanto Hécate, quanto sua filha Circe, podem intervir nos fios do destino. E assim como as Moiras, Hécate muitas vezes é também representada com uma foice ou punhal, usado para "cortar" as ligações com o mundo dos vivos. Por isso a "Morte" nos nossos dias, é representada como um ser vestido de negro e carregando uma foice; é a própria imagem representativa de Hécate.


"Figura da Morte:"
"Figura de Hécate com a Foice:"



Hécate é, portanto, independente dos Deuses do Olimpo.

Seus Privilégios se estendem em todos os campos, em vez de só a alguns, como acontece, em geral com as divindades. Tão poderosa que Zeus conservou seus privilégios an
tigos, e inclusive os aumentou. O interessante é que os gregos acreditavam que o próprio Zeus lhe rendia culto e oferendas, e teria-lhe concedido o direito de compartilhar com ele o poder de conceder ou reter os desejos dos humanos e os domínios da terra, céus e mares.
Segundo uma antiga lenda, Zeus criou um decreto que dizia que "Cada vez que alguém deita uma oferenda na terra, sem ofertá-la a nenhuma divindade específica, essa oferenda é de Hécate". Isso demonstra que ele reconhecia que, em princípio, tudo o que está sobre a terra é território dessa Deusa.
Para os gregos, Hécate fazia uma trindade com Deméter e Perséfone; sendo ela a Donzela, enquanto Perséfone era a Mãe e Deméter a Anciã. Deve ser lembrado que os gregos sempre viram Hécate como uma jovem donzela. Ela se tornou anciã somente para os romanos, que julgaram seus papéis conectados aos assuntos de sangue feminino (como nascimento e menstruação) como impuros.
Hécate espalha a sua benevolência por todos os cantos, concedendo graças a quem pede. Concede a prosperidade material, e a vitória nos jogos e nas batalhas. Proporciona boa colheita aos agricultores, peixe abundante a
os pescadores, e faz prosperar ou definhar o gado conforme quer.
É invocada também, particularmente, como a "Deusa que Nutre" a juventude, e é a protetora das crianças, enfermeira e curandeira de jovens e mulheres.
Era acompanhada frequentemente em suas viagens por uma coruja, símbolo da sabedoria.
É a ela que se atribui a invenção da Magia e da Feitiçaria, e a mitologia a incorporou à família das bruxas por excelência: Circe, Eetes e Medéia.Circe é filha de Hécate, e tradições antigas dizem que Circe é mãe ou filha de Eetes, um poderoso rei feiticeiro, que é pai de Medéia, neta ou irmã de Circe.
Medéia se dizia sacerdotisa de Hécate, e sempre está no altar da Deusa em suas invocações; ela praticava a bruxaria para manipular com destreza ervas mágicas e venenos, e ainda para poder deter o curso dos rios, e comprovar as trajetórias da Lua e das Estrelas.
Hécate é a Deusa da bruxaria e dos encantamentos, e acreditava-se que vagava à noite pela Terra, vista somente pelos cães, cujo latido indicava a sua aproximação. Hécate nesses passeios estava sempre acompanhada por seu espíritos e espectros.
Suas lendas falam que ela passa pela Terra ao pôr do Sol, para recolher os mortos daquele dia.
Como feiticeira, Hécate preside as encruzilahas e os cemitérios.
Hécate é também a "Deusa dos
Caminhos", dando a humanidade novos caminhos à serem seguidos.
O bosque antigo, perto do Lago Averno (Inferno), localizado na região da Campania, na Província de Nápoles (Itália), foi por muito tempo um lugar sagrado de Hécate.
Deusa forte e poderosa por excelência, Hécate é a carcereira e condutora das almas, a "Rainha Invisível" dos mortos.
Tendo passado por Cérbero, o cão tricéfalo, e tendo sido julgadas pelos três Juízes dos Mortos (Minos, Radamando e Éaco), as almas devem chegar às encruzilhadas tríplices do Inferno.
Nesse ponto, Hécate envia ao reino para o qual foram julgadas adequadas: para as campinas do Asfódelo, para o Tártaro ou para os Campos Elíseos.
Hécate é então a "Condutora das Almas", pois é ela quem encaminha as almas ao lugar para onde foram adequadas.
As Lâmpades, Ninfas do Subterrâneo, são companheiras da Deusa Hécate.Elas são representadas no solo e no submundo, carregando tochas do qual se orientam. Elas fazem parte do Séquito de Hécate. Tradições antigas dizem que elas são filhas de Nix, enquanto outras dizem que elas são filhas das numerosas almas que vagam no submundo.
Hécate era uma Deusa poderosíssima, que sabia do seu papel no Reino dos Espíritos; todas as forças secretas da natureza esta
vam sob o seu controle.
Hécate possui todos os aspectos e qualidades femininos, ao invés de um só, como acontece às outras Deusas. Ela é a Alegre Donzela, a Mãe Benevolente, a Caçadora Altiva, a Guerreira Destemida, a Rainha Amável, a Feiticeira Obscura, a Amante Instável, a Justiceira Implacável, a Conselheira Sábia e a Anciã Severa.
Após a vitória dos Deuses Olímpicos na batalha travada contra os Titãs (a Titânomaquia), Zeus, Poseidon e Hades partilharam entre sí o universo; Zeus ficou com o céu e a terra, Poseidon ficou com os oceanos, e Hades ficou com o mundo dos mortos.
Mesmo após essa partilha, Hécate manteve os seus domínios sobre a terra, os céus e mares, e sobre o submundo, e continuou a ser honrada por Zeus, Hades e Poseidon, que respeitaram e mantiveram o seu poder sobre o mundo.

4 comentários: